segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Príncipe - Maquiavel

Estava relendo um dos meus livros favoritos, uma clássica obra da filosofia política, escrita em 1513 por Nicolau Maquiavel. Um texto tão antigo e tão atual ao memso tempo. Uma de minhas passagens favoritas é essa:
"O príncipe que se apóia inteiramente sobre suas palavras, descuidando-se de outras precauções, se arruína, por que as amizades que se obtêm mediante pagamento, e não com a grandeza e nobreza de ânimo, se compram mas não se possuem, e, no devido tempo, não podem ser usadas. Os homens tem menos receio de ofender a quem se faz amar do que a outro que se faça temer; pois o amor é mantido por vínculo de reconhecimento, o qual sendo os homens perversos, é rompido sempre que lhes interessa, enquanto o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca te abandona."
Melhor ser temido do que amado!
O mundo atual requer de seus indivíduos uma ocupação exclusiva em busca da própria sobrevivência, somos frutos de uma sociedade enlouquecida pelo imediatismo, somente é útil aquilo que nos faz conseguir as coisas materiais. A amizade acaba ficando em outros projetos que assim que terminarmos essa fase vamos mandar o e-mail ao amigo, ou quem sabe ligar e marcar uma visitinha, ou até memso ir viajar e encontrar nosso velho e querido amigo... hehehehe, ilusão, não faremos isso, seremos temido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário