sábado, 12 de setembro de 2009

Aula de Filosofia

Um dos livros mais interessantes que li, “O Mundo de Sofia”, do autor norueguês Jösten Garder, há uma frase que com o passar dos tempos, á mim, mais se confirma: “a capacidade que temos de nos surpreender com as pessoas”. Ainda sou um bebe na carreira de professor, sei que ainda tem muito com o que me surpreender. Em uma de minhas aulas de Filosofia na turma da 6ª série, na qual meu objetivo como educador é transformar a sala de aula em uma comunidade de investigação, dentre as grandes surpresas, discutindo sobre o conceito de moral e propondo um exercício de refletir sobre a moral em nosso país, um aluno de 12 anos assim define:

“A Moral no Brasil

O povo brasileiro está moralmente doente, pois tem muitos criminosos independente de classe social, saindo sem nenhuma punição de situações inacreditáveis, que se fosse em um país com moral já estariam presos. Existe um caso de uma professora que teve seus cabelos queimados por um aluno de 14 anos, outro caso onde 5 jovens espancaram uma empregada doméstica, e assim com muitos outros casos inacreditáveis acabaram em nada.

Isso ocorre, pois no Brasil, o país da impunidade, políticos comandam espetáculos de corrupção, jovens valorizam mais as drogas do que os conselhos de seus pais. O Brasil precisa melhorar muito sua Moral, pois assim torna-se a grande piada.”

(Guilherme Pinto Quoos)

Minha surpresa não é pela reflexão do Guilherme, mas por ele ter mais visão do que muitos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário